Veja aqui a relação dos trabalhos e como adquirir o cd.

     
  ATENÇÃO: CERTIFICADOS

Se você ainda não recebeu seu certificado de participação no Congresso, por favor envie mail confirmando seus dados.

 
  Apresentação
Abertura Palestra Milton Dines Larry Lechner
 

 I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas foi realizado de 07 a 11 de novembro de 2006, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em 5 dias de auditório cheio, 358 congressistas assistiram e trocaram idéias com  02 palestras de abertura e  16 palestrantes que se dividiram em 4 grandes eixos temáticos, onde se destacaram ainda   02 grandes contribuições internacionais: o Sr Estevan Delgado, Coordenador – Projeto Sendero de Chile, cuja vinda foi patrocinada pelo Governo de Chile e Larry Lechner do Convenio Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (FBPN) / Center for Protected Area Management & Training. Dept of NRRT - Colorado University; instrutor do único curso regular de planejamento e manejo de trilhas no Brasil, na Reserva de Salto Morato (FBPN).

A realização deste congresso não só trouxe mais relevância para a questão do planejamento e manejo de trilhas como ferramentas essenciais para o desenvolvimento da visitação em áreas protegidas,  salientando a complexidade envolvida no manejo de trilhas; principalmente quando se coloca recreação, lazer, trabalho, comunidades e grupos sociais e ainda conservação e preservação da biodiversidade, como também  traçou um amplo panorama sobre a atividade no Brasil, rompendo com o mito de que não havia pesquisa e trabalhos consistentes sobre o tema em nosso pais.

Graças ao amplo apoio recebido, temos a certeza de que conseguimos colocar o tema no calendário técnico e acadêmico nacional, pois foi de fato criado um amplo espaço para que tanto a academia, quanto operadores privados e públicos possam trocar experiências na  tarefa de gerir todos estes múltiplos fatores sociais e ambientais sob a égide do planejamento e manejo de trilhas, pois  caracterizam e destacam a enorme responsabilidade nas tomadas de decisão e ações, mesmo voluntárias e bem intencionadas, para as conseqüências de ações nas áreas protegidas ou de interesse social.

Esperamos sinceramente que estes primeiros passos sejam o começo de uma trilha que de fato nos leve de fato a sustentabilidade da visitação em áreas protegidas, garantindo a preservação e sobretudo o contato tão necessário do homem com a natureza, lembrando sempre o seu lugar neste planeta, entre todos os seus irmãos de pelos e penas, de flores e frutos...

Comissão Organizadora

Realização   Patrocínio   Apoio
 
 
Technogaia
 
Empresa Júnior Geográfica
Fundação Boticário de Proteção à  Natureza
     
CONAMA - Comision Nacional de Medio Ambiente - Gobierno de Chile Assoc. Brasileira de Empresas de Turismo  de Aventura AIDEIA Associação Internacional de Desenvolvimento Inter-Ambiental
     
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO URBANO   DO  RIO DE JANEIRO
   
 
Patrocínio à Comissão Técnico - Científica
 
     
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Núcleo de Pesquisa -Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
   
Universidade Estadual de mato Grosso do Sul - Curso de Turismo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro INFOTRILHAS Sendero de Chile
     
     
Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada Programa Adote uma Montanha
UNIARARAS - Fundação Herminio Ometto
     
Projeto Pega Leve !
 
Sites parceiros

Avistar 2006 - 1º Encontro Brasileiro de Observação de Aves
Assoc. Brasiliense de Escalada e Montanhismo

Mountain Voices - Informe de Montanhismo e Escalada

 
Instituto de Ecoturismo do Paraná - IEPR
   
Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo
Métodos - assessoria e capacitação
Todos os direitos reservados ©